Ourivesaria Teles


Address : Rua Direita 48 , Angra do Heroismo , Portugal

A Ourivesaria Teles é uma empresa cujo legado foi construído, desde sempre, pela mesma família. Foi fundada em 1928 por António Cabral Teles, natural de Alfama, onde nasceu em 1898.

Inicialmente desenvolveu a actividade de ourives de prata entre a Terceira (desde sempre nas instalações da primeira loja) e S. Miguel, acabando por se radicar definitivamente na Terceira. Com o desenrolar do negócio aprendeu a arte da relojoaria e o comércio de relógios também se tornou realidade. Em 1943 entram para a empresa os filhos Arlindo Dias Teles e Humberto Dias Teles que naturalmente começaram a aprender o ofício até tomarem as rédeas do negócio.

A efectiva comercialização do ramo de Ourivesaria inicia-se em 1957 e em 1969 é adoptada a actual constituição jurídica: a sociedade por quotas António Teles Herdeiros. Em 1984 a quota de Humberto Dias Teles é adquirida por Deolinda de Freitas Teles, passando a totalidade do capital da empresa para a posse da família de Arlindo Dias Teles. A partir desta data, assiste-se a um forte esforço de investimento para modernizar e reestruturar a empresa, já com a colaboração dos seus filhos – Lurdes Maria de Freitas Teles Pereira, Duarte Manuel de Freitas Teles, Miguel António de Freitas Teles e Arlindo Paulo de Freitas Teles – que entram para a sociedade em 1992.

No ano 2000 foi desenvolvido um projecto de investimento que levou a uma vincada remodelação da primeira loja e da empresa. Nesse ano, os destinos da empresa prosseguem apenas com os seus filhos, já na 3.ª geração da família. Em 2001 inaugura-se a nova loja na vila de Velas em S. Jorge, num investimento conjugando várias sinergias, reproduzindo a imagem da loja-sede, com inovação e tecnologia em permanente comunicação com Angra do Heroísmo.

Em Abril de 2003, celebra-se um notável marco de longevidade: o 75.º aniversário! São as “Bodas de Diamante” da Ourivesaria Teles, a mais antiga ourivesaria da Terceira e a 2.ª mais antiga dos Açores!

Na passagem do 80.º Aniversário (em 2008), a empresa levou por diante um investimento arrojado apostando na criação de 2 novos conceitos comerciais inovadores e diferenciadores, num edifício adquirido no centro de Angra do Heroísmo.

São as marcas “Teles – Momentos com Valor” e “Horas & Objectos – Momentos com Estilo”. A primeira tem como grupo-alvo pessoas evoluídas cultural e esteticamente, interessadas em viver experiências sociais / comerciais diferenciadas e a investir em joalharia diferenciada com valor objectivo, estético e simbólico-cultural. Tem como segmento competitivo a Joalharia e Ourivesaria diferenciada, prometendo ao consumidor: “Momentos com Valor”, suportado em produtos e no espaço com simbologia geográfica/cultural moderna, chic, nomeadamente joalharia de autor com marcas de diversos joalheiros nacionais e internacionais, incluindo jóias inspiradas em matérias naturais dos Açores, como o basalto e o vidro vulcânico. Assume-se como um espaço moderno, socializador e vocacionado para: joalharia clássica sofisticada, joalharia de moda, joalharia de colecção, promover eventos culturais, sociais e lúdicos. A segunda marca tem como grupo-alvo homens e mulheres actuais, que valorizam a imagem, o estilo, o design, dispostos a investir no “EU” – “For Me” e a oferecer presentes com estilo. Tem como segmento competitivo os acessórios e detalhes de moda e promete ao consumidor: “Momentos com Estilo” tendo como suporte o estilo e design dos produtos / ponto de venda / eventos. Trata-se, portanto de uma boutique inovadora, dinâmica e vocacionada para relógios, acessórios e objectos de marca, de moda e de colecção, sofisticados para homem e senhora.