Fernando Jorge o mais alto grau da sofisticação

Partilhe

Fernando Jorge é brasileiro radicado em Londres,desenvolve seu trabalho com inspiração na sensualidade,despindo suas joias de referências históricas e revelando formas orgânicas e linhas fluidas. O resultado são peças ao mesmo tempo elegantes e provocativas.

A fabricação das suas peças requer tanto a tecnologia de produção de grandes indústrias quanto a habilidade de ourives cuidadosamente selecionados. Entre suas marcas registradas estão o uso de pedras brasileiras com lapidações especiais.

Sua primeira coleção foi apresentada em junho de 2010 como resultado de um mestrado em design de joias na Central Saint Martins. Desde então, o designer tem recebido uma sólida cobertura pela mídia internacional e é amplamente considerado um dos mais brilhantes novos talentos no mundo da joalheria.

Natural de Campinas, Jorge trocou a engenharia pelo design e, ao ingressar na equipe de criação de uma indústria de joias, a Danielle Metais, descobriu nessa profissão sua grande vocação. Ainda no Brasil, trabalhou para a Carla Amorim, mas em 2008, movido pelo desejo de fazer uma pausa reflexiva e dar um tempo no ritmo agitado das coleções, decidiu fazer as malas rumo a Londres para cursar mestrado na Central Saint Martins. “Nessa época, joalheria não era tão relevante para a moda, era uma coisa meio exótica, mas eu tinha uma vontade enorme de representar minha geração nesse campo”, lembra o designer.

Com a motivação de levar o design brasileiro contemporâneo para o contexto internacional, Jorge começou a organizar exposições durante a semana de moda de Londres e atrair os olhares das editoras do segmento, que receberam muito bem suas peças sensuais, femininas e cheias de uma brasilidade nada óbvia. Foi nesse contexto de aproximação com o universo fashion que, em 2012, surgiu sua primeira grande oportunidade: a participação no Rock Vault, painel de jovens talentos da joalheria radicados em Londres. “O Rock Vault foi a primeira plataforma do cenário da moda jovem independente. E essa participação veio na hora certa, minha marca tinha um ano de história, mas já trazia maturidade por causa da minha trajetória”, observa.

Foram três grandes momentos vividos pelo brasileiro Fernando Jorge radicado em Londres neste ano. Primeiro, ele entrou para a lista do site Business of Fashion como uma das 500 pessoas mais importantes da moda do mundo, figurando ao lado de players como a editora-chefe da “Vogue” americana Anna Wintour e os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, da Dolce & Gabbana, e Alber Elbaz, da Lanvin. Depois, ele conquistou o prêmio de melhor peça em pedras coloridas na Couture, importante feira de alta joalheria realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. Por fim, recebeu sua primeira indicação ao British Fashion Awards na categoria talento emergente de acessórios.

A “mãe de dragões” da premiada série Game of Thrones, escolheu um longo de alta costura da Dior com joias do brasileiro Fernando Jorge.

A cantora Beyoncé usou os brincos ‘Disco’ do designer Fernando Jorge durante show do cantor Drake em Los Angeles.

 

http://fernandojorge.co.uk/

Partilhe